HISTÓRIA

A HISTÓRIA DO NOSSO CLUBE

No ano de 2003 com um grupo de amigos de peladas de basquete montamos nossa 1° equipe, intitulada Terremoto Basketball Team e começamos a disputar campeonatos.

Em 2004 / 2005 nos reuníamos sempre para discutirmos melhorias da equipe e competições que iriamos disputar por todo o Nordeste. Neste contexto, surgiu a idéia de transformamos aquelas reuniões em ações junto as comunidades carentes, com o objetivo de ensinar basquete para as crianças que não tinham recursos para pagar uma escolinha nos clubes.

À partir de 2006 o atleta para jogar na equipe adulta, tinha que ser voluntário nos ensinamentos junto as crianças. Começamos o projeto na quadra da Faculdade Guararapes, onde fomos convidados para comandar a equipe de Jaboatão dos Guararapes que iria disputar os jogos do JOCIPE e em troca solicitamos um espaço para desenvolvermos um trabalho social. Infelizmente não conseguimos continuar e tivemos que encontrar um novo espaço que foi intermediário por um dos atletas voluntários.

Em 2007 a equipe de peladeiros Terremoto formada por Affini Junior, João Ricardo, Leonardo Menezes, Nelson Barroco, Luchino Marchi, Thomas Aquino, Fernando Meganha, Dayan Veras e Clóvis Nogueira decidem mudar o foco do time para ações sociais. Em 2007 o nome é trocado para NOSSO CLUBE de PERNAMBUCO e fechamos a parceria com o Colégio Lubienska, no bairro da Torre. Neste contexto, novos voluntários se juntam a equipe: Fabiana Coutinho, Guilherme Maciel, Daniel Beltrão, Nilo Ferreira, Sérgio Gusmão, Erasmo Vitorino e Ana Paula Vitorino. Iniciamos com 20 crianças com atividades uma vez por semana.

Em 2008 com uma maior divulgação nas escolas públicas ao redor do Lubienska, cresce consideravelmente o número de beneficiados. Os trabalhos passam a abranger 340 crianças apenas nos sábados, contando com café da manhã, almoço, oficinas de artes, aulas de Inglês e outras atividades, além do basquete. Éramos cerca de 40 voluntários para execução do projeto.

Em 2009, visando um melhor ensino e acompanhamento, o número de crianças cai para 170, ainda com trabalhos sendo realizado aos sábados. Começam a ser cobrados um bom rendimento escolar e comportamento exemplar para os interessados em permanecer no projeto.

No ano de 2010 começamos a trabalhar com 120 crianças e novas parcerias são formadas com empresas agregando valores com seus produtos e serviços ao projeto. Começamos a oferecer bolsas de estudo, aulas de informática, Inglês e Jornalismo. O Nosso Clube passa a focar nas crianças que apresentavam uma contrapartida dentro da filosofia do projeto.

Alguns parceiros que fizeram a diferença neste ano: Federação Pernambucana de Basketball através do Presidente Luis Morais (Pezão) com o fornecimento de materiais cedidos pela Confederação Brasileira de Basketball e a metodologia de aprendizado com Sr. Francisco Chagas, através do projeto Basquete do Futuro. Lubienska com bolsas de estudos, Microcamp com as bolsas do curso de informática, Isis Laticinios com seus deliciosos suquinhos e a Vitarella com as saborosas bolachas e biscoitos que servíamos após os treinamentos. Voluntários nas oficinas de Jornalismo e aulas de Inglês.

No final deste ano unem-se a nós dois jovens treinadores, Mario Ramires e Cidia Rocha, estes sonhavam com um projeto de vida muito semelhante ao que oferecíamos e se engajaram de forma voluntária a potencializar o projeto com suas forças de trabalho. Com esta projeção, fomos contemplados pela Federação Pernambucana de Basketball com a visita do Presidente da Confederação Brasileira de Basketball Sr. Carlos Nunes e um dos maiores treinadores da história do basquete e atual treinador da Seleção Brasileira o Argentino Rubén Mágnano que nos orientou em como proceder para que obtivéssemos resultados mais expressivos.

 

A partir de 2011 o basquete passa de apenas lúdico para o de rendimento. Os treinos passam a ser realizados três vezes por semana e são fechadas parcerias para bolsas de estudos com o próprio Lubienska e os Colégios Ariano Suassuna, no Parnamirim, e Auxiliadora nas Graças. Também criamos a ONG Instituto Vitaliza em parceria com o Instituto Gilberto Freyre.

Em 2012, tivemos a surpresa de receber a visita da Rainha Hortência que se tornou fonte de inspiração para muitas atletas, estas com treinamentos diários conseguiram se tornar Campeãs Pernambucanas na categoria sub 14 Feminina.

No ano de 2013, além dos títulos Pernambucanos nas categorias sub 12, 13, 14 e 15 feminino; a equipe sub 14 foi Vice Campeã Sul Americana na categoria sub 15 em Novo Hamburgo – RS e Campeã dos Jogos Escolares Brasileiros da Juventude em Natal – RN de forma invicta.

Neste ano de 2014, ganhamos alguns novos parceiros: Colégio 2001, Hi Academia e um novo curso de dois anos de Inglês oferecido pela Microcamp para 27 alunas, além das 28 de informática. Hoje já são 55 beneficiadas com o programa de bolsas integrais nos Colégios Particulares parceiros do projeto. O desafio esse ano é muito maior, participar de todas as competições do ano passado em dose dupla, já que as gerações estão subindo a escadinha.

Recife – PE – Destacamos também a solenidade recebida em 2014 das mãos da Vereadora Aline Mariano ao nosso Presidente Affinijr como forma de reconhecimento ao trabalho de inclusão e cidadania para crianças carentes do Recife. A Medalha do Mérito José Mariano é a mais alta comenda da Câmara dos Vereadores da Cidade do Recife.

 

 

 

Durante a solenidade, Affini lembrou toda essa trajetória e destacou a importância do pai, Antônio Carlos Affini, que foi árbitro internacional de basquete, para a criação da ONG, que hoje concede aos jovens bolsas de estudo, aulas de informática, inglês, jornalismo, além da prática do basquete. O plenário estava lotado de alunos do Instituto Vitaliza, que acompanharam o discurso de agradecimento do homenageado e também puderam ouvir dele algumas mensagem de esperança para um futuro melhor.

A mesa da sessão solene foi presidida pelo vereador Alfredo Santana (PRB) e composta por Antonio Calos Affini, pai do homenageado; Enio Guimarães, presidente da Federação Pernambucana de Basquete, pela vereadora Aline Mariano, e também pelo jornalista Jamildo Melo, um dos incentivadores do Instituto Vitaliza.

Hoje além do projeto Nosso Clube, o Instituto Vitaliza realiza competições específicas que atendem boa parte da comunidade do basquete de Pernambucano: Copa EX ALUNAS, Liga Escolar Vitaliza, Copa Amizade e Liga Vitaliza de Basquete Veterano.

Somos entusiastas da modalidade, produzimos em equipe, somos prestimosos e temos espírito crítico. Nos especializamos em Gestão Esportiva, concepção à implementação de projetos de basquete. Gostamos de planejar e executar estratégias em mídias sociais, sites e edições de vídeos.

Prezamos a honestidade e a reciprocidade. Procuramos ter bom senso e sermos razoáveis, sempre pensando antes de agir. Trabalhamos com o que gostamos e temos coragem para assumir desafios, o que nos deu acesso a grandes conquistas, nas quais aprendemos muito e evoluímos.

TÍTULOS E CONQUISTAS DO NOSSO CLUBE NOS ÚLTIMOS ANOS

 

Resultados 2012:

1° Lugar Campeonato Pernambucano – sub 12 feminino

1° Lugar Campeonato Pernambucano – sub 14 feminino

 

Resultados 2013:

1° Lugar Campeonato Pernambucano – sub 12 feminino

1° Lugar Campeonato Pernambucano – sub 13 feminino

1° Lugar Campeonato Pernambucano – sub 14 feminino

1° Lugar Campeonato Pernambucano – sub 15 feminino

1° Lugar Jogos Escolares Fase Regional – sub 14 feminino

1° Lugar Jogos Escolares Fase Estadual – sub 14 feminino

 

1° Lugar Jogos Escolares Brasileiros da Juventude – sub 14 feminino

2° Lugar Sul Americano Novo Hamburgo RS – sub 14 feminino

 

Resultados 2014:

1° Lugar Campeonato Pernambucano – sub 12 feminino

1° Lugar Campeonato Pernambucano – sub 13 feminino

1° Lugar Campeonato Pernambucano – sub 14 feminino

1° Lugar Campeonato Pernambucano – sub 15 feminino

2° Lugar Campeonato Pernambucano – sub 17 feminino

2° Lugar Campeonato Pernambucano – sub 13masculino

1° Lugar Jogos Escolares Fase Regional – sub 17 feminino

1° Lugar Jogos Escolares Fase Estadual – sub 17 feminino

3° Lugar Sul Americano Novo Hamburgo RS – sub 14 feminino

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>